Para o marido

Vi um post muito bacana, algum tempo atrás, no blog da Catarina Pardal sobre como o pai, a mãe ou uma amiga pode ajudar a mulher durante o trabalho de parto e super recomendo: 10 maneiras de ajudar uma mulher em Trabalho de Parto

Aqui em casa eu fiz uma lista para o marido porque fica mais prático para mim e para ele na hora do parto. ;)

Acreditem, tem coisas que não se fala para uma mulher em TP, por mais que ela pareça calma. E tem coisas, que me mesmo que ela insista que quer, ela não quer de verdade, é só a adrenalina do momento falando por ela.

Vamos a lista que fiz para o marido primeiro:

- Nunca fazer perguntas difíceis durante as contrações
- Usar sempre palavras de apoio e frases positivas, por exemplo: "Isso mesmo", "Menos uma contração", "Você está ótima", "Está indo muito bem", "Estou com você", "Obrigado por sua força", "Obrigado por estar aqui por nós, nosso filho(a)", "Eu te amo" e assim por diante...(foram coisas que meu marido me disse e me ajudaram muito a me concentrar.
- Enxugar a mulher quando percebê-la suada ou oferecer uma blusa/cobertor quando percebê-la trêmula
- Oferecer água, comida, um abraço, uma massagem e não se magoar se ela negar ou for ríspida porque nessa hora os hormônios ficam muito alterados.
- Fazer sempre reforços positivos, não falar em sofrimento e dor.
- Lembrá-la (a gente esquece totalmente) de que aquela é a melhor decisão, que foi ela que escolheu e que falta pouco (porque quando a gente "pira" é porque realmente falta pouco)
- Segurá-la enquanto solta o corpo nas contrações
- Respirar junto nas contrações
- Dançar juntos nos intervalos
- Beijar na boca, (um beijo daqueles!!!) porque ajuda abrir o canal do parto
- Cantar uma musica especial em seu ouvido
- Apertar o quadril nas contrações mais fortes
- Oferecer um pano/toalha para ela morder quando senti-la nervosa

Bom, isso são algumas coisas que já vão fazer muita diferença.

Agora sobre as coisas que as mulheres falam em TP e que o marido deve desconsiderar:
- "eu vou morrer!"
- "tá doendo demais!" (realmente dói mas não significa que o homem deva se desesperar, ao contrário deve ajudar a mulher a acalmar-se)
- "eu quero uma cesarea!"
- "eu quero anestesia!"

E por ai vai...

Geralmente a mulher fala porque no final do TP (fase de transição) é realmente um período crítico de dor, mas lembrando a mulher de que ela está indo bem e acalmando-a, fortalecendo-a, ela chega no final do parto e ficará muito feliz pelo apoio do marido durante a trajetória toda. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário