Sobre os medos

Hoje quero falar dos medos, porque acredito que nós mulheres temos medo de tantas coisas e ao mesmo tempo não sabemos bem de onde vem o medo, mas o sentimos e não podemos negar né?

Acredito que o primeiro de todos os medos, é o da dor do parto, porque a gente sabe que dói e não dá para evitar, mas dá para lidar com ela, então é um problema menor, eu acho.

Tem alguns textos que escrevi sobre a dor do parto que acredito que possam ajudar as mães que ainda não passaram pelo processo do parto:

Como é a dor do parto?
Como vencer o medo do parto normal?
Para relaxar no trabalho de parto
Sofrer no parto normal

Depois, tem o medo de "algo dar errado", que independente do local do parto, do profissional que te acompanha, de ser a primeira, segunda ou a décima gestação, sempre vai existir, é natural. Eu procuro lidar com isso através da minha fé (sou cristã), mas cada deve buscar o caminho que melhor lhe convier.

Por fim, tem um medo que a gente não consegue nomear, é como um instinto, uma coisa meio oculta, que fica ali como um "fantasma" que sabemos que não vai embora, mas também não se mostra claramente.

Eu escrevi para uma "amiga materna" perguntando se bateu esse medo em seu segundo parto, e recebi uma resposta tão bacana que queria compartilhar aqui com vocês:

Lembro o quanto eu estava confiante e certa (nas gestações), mas era só bater as 37 semanas que o frio na barriga aparecia.
Não só de ter sozinha, mas do parto em si, da dor, da chegada do bebê, mais um na família, incertezas, receio do julgamento das pessoas...é normal né?
Lembro também de uma certa preguiça de sentir dor.
As vezes pensava, é foi rápido, doeu, sobrevivi, mas e se esse for diferente?
Sei lá, a gente fantasia.
O que acho legal é nao afastar de você esses pensamentos, mesmo que aparentemente bobos. É seu inconsciente falando, colocando pra fora.
Reflita sobre seu receios, olhe pra dentro, não se deixe travar não.
Imagine se vc estivesse no Brasil com uma parteira que te assistiria, esse sentimento também rolaria, não?

É claro que esse medo rolaria! Porque é um medo de preservação, instintivo mesmo, coisa que nossos ancestrais tinham e nós temos, não tem jeito.

E você que está gestando e esperando seu parto, tem algum medo ai te incomodando também?

Nenhum comentário:

Postar um comentário