Porque quero ter um parto natural humanizado?

Essa carta foi originalmente postada no site Parto com Prazer.

Foi escrita por uma grande amiga e parteira em resposta a uma mãe que lutava por seu VBAC (parto normal após cesarea) mas sentia pressionada pelo marido para fazer o parto pelo convênio, no hospital, "igual a todo mundo". Sugerindo que ela parasse de "inventar moda" com esse negócio de parto humanizado, para que eles não tivessem que gastar dinheiro por fora.

A pergunta do marido, era mais ou menos assim: Porque temos que gastar dinheiro com esse tal "Parto humanizado" se temos um convênio médico e você pode ter tudo coberto por ele?

A resposta (sugerida) é a que segue, e que eu, depois de ter me frustrado por duas vezes com médicos de convênio, mas superado através de meus partos humanizados, com certeza acredito ser a mais pura verdade.

Porque esse é o meu último filho e eu preciso experimentar o que o meu corpo pode. Quero sentir meu filho passando através da minha bacia, abrindo meus ossos, fazendo-os quase quebrarem pela força dele dentro de mim. Quero sentir meu filho descendo e encaixando a cabeça nas minhas entranhas, milímetro a milímetro, como se estivéssemos dançando um tango emocionante, em que cada passo fosse totalmente calculado para um resultado perfeito. Quero sentir minhas mucosas cedendo espaço e esquentando a cada contração, quero sentir meu filho saindo pelo mesmo lugar por onde entrou. Quero me sentir mais perto de Deus ao ser capaz de produzir uma vida e colocá-la de forma segura neste mundo.

Quero sentir meu útero se contraindo com força, porque sou mulher e me sinto muito orgulhosa de poder gerar, gestar, parir e alimentar uma criança. Se eu não vim ao mundo para isso, então não sei exatamente o que vim fazer aqui. Quero sentir cada contração como se fosse o sopro de Deus direto para dentro do meu corpo, fazendo todas as minhas células tremerem com a energia desse evento. Quero que meu filho sinta cada uma dessas contrações como se fosse um abraço
forte que dou nele, como se Deus pessoalmente o estivesse embalando.

Quero que ele perceba que algo importante e grandioso está para acontecer na vidinha dele. Quero que confie em mim para o resto da vida como sendo aquela pessoa que lhe deu a vida e o colocou em segurança para fora do finito espaço uterino. Quero que confie nele mesmo para sempre e saiba que com esforço e perseverança pode conseguir o que quiser. Quero que saiba que eu e ele juntos, com o apoio do pai dele e a torcida do irmão, podemos tudo. Que não há limitação para a nossa força.

Quero provar a mim mesma que sou uma pessoa capaz, que meu corpo não é meu inimigo. Pelo contrário, é meu amigo, meu companheiro, meu templo e meu porto seguro. Quero recuperar tudo o que perdi e o que me roubaram quando tive bebê pela primeira vez. Quero me sentir poderosa, forte, vitoriosa, criativa, emotiva, grande, bonita – durante o parto e para sempre.

Quero que meu filho nasça e venha imediatamente para o meu colo, os meus braços, os meus lábios, as minhas mãos, os meus peitos. E para isso preciso ter um parto natural. Quero que meu filho nasça em paz, sem dor, sem ser arrancado das minhas entranhas porque eu não me esforcei o suficiente.

Quero que, se as intervenções forem necessárias, só o sejam porque eu fiz tudo o que estava ao meu alcance para evitá-las. Quero que meu filho nasça livre de drogas, e que assim permaneça por toda a vida. Para que possa sempre sentir a beleza da vida de cara limpa, de pele limpa, de olhos limpos. Quero que ele se sinta calmo e seguro por estar sempre nos braços meus ou seus, ouvindo minha voz ou a sua, e não fique sozinho chorando num berço aquecido, sem um único som familiar para se acalmar.

Quero me sentir mais capaz quando tudo isso terminar. Uma bruxa, uma deusa, uma sacerdotisa do meu templo particular. Quero sentir minhas entranhas se abrirem e desabrocharem dando uma vida nova a essa criança. Quero sentir a dor, a ardência, o tremor, o prazer e a glória de parir.

Quero me sentir mulher.

______________________________________________________

Ana Cristina Duarte é obstetriz pela USP Leste e coordenadora do Gama (Grupo de Apoio à Maternidade Ativa), em São Paulo.

Um comentário:

  1. Carta Maravilhosa...não tenho filhos ainda...mas creio este são meus pensamentos e desejos tb...na realidade ela colocou para fora o sentimento de muitas mulhres, talvez de tds ... mas que com o tempo foram desacreditas de seus nstintos e do seu corpo feminino!!!

    ResponderExcluir